terça-feira, 17 de abril de 2007

Sexta-feira, 30 de Março de 2007
Educação pré-operatória? O que é isso?

Às 11 horas da manhã de hoje aconteceu a maior tragédia que podia acontecer a quem faz um trabalho de investigação. Passo a explicar.
O tema do trabalho tem a ver com os factores que influenciam a educação pré-operatória a qual, à partida, deveria abranger diversos tópicos desde exercícios respiratórios, exercícios das extremidades, tosse entre outros, que estão cientificamente provados como sendo facilitadores do processo de recuperação pós-operatória. Estes ensinos deveriam ser realizados pelos enfermeiros aos doentes, desde o momento da admissão no hospital (período pré-operatório) e continuados ou reforçados depois da cirurgia.
Quando escolhemos este tema sabíamos de antemão que a maioria dos enfermeiros não prestava este tipo de cuidados aos doentes. Porém, tínhamos fé de que algum houvesse que os realizasse.
Ora, hoje na realização do pré-teste da entrevista, tivemos uma surpresa. Não conseguimos encontrar um doente (em 60!) que nos dissesse: Sim, senhora. O enfermeiro ensinou-me isso tudo! De facto, nunca nenhum doente tinha sequer ouvido falar disso até hoje.
Já devem ter percebido qual é o nosso maior problema neste momento. Não temos material para acabar o trabalho. Sim, porque não se pode fazer um trabalho de investigação sobre os factores que influenciam uma coisa que pura e simplesmente, não existe.
E agora? Uma vez que não temos material para trabalhar, já podemos desistir?

Sem comentários: