quarta-feira, 21 de março de 2007

Segunda-feira, 5 de Março de 2007
Trabalhar? Lá terá que ser...

O dia de hoje foi marcado por árduo e intenso trabalho. Sim, porque até quinta-feira tem de estar tudo pronto e, digamos que, vá lá... estamos atrasadas. Por isso, dedicámo-nos a conceber a apresentação do trabalho no formato Powerpoint e a reformular/corrigir alguns aspectos do trabalho escrito.
Por sugestão do Excelentíssimo, tentámos contactar a Investigadora (professora coordenadora do núcleo de investigação), para que nos concedesse o acesso a um trabalho (do 5.º Curso) que, ao que parece, nos poderia ser bastante útil. Infelizmente, após várias tentativas e contactos com a Investigadora, continuamos sem acesso ao dito trabalho. Talvez o arranjemos quando já não fizer falta!
O ponto alto do dia foi, sem dúvida, termos conseguido adquirir a melhor banda sonora para qualquer trabalho de investigação que se quer rigoroso, cientificamente fundamentado e com, pelo menos, um bocadinho de prestígio: Rouxinol Faduncho, é claro!
A discussão do dia hoje foi bastante (e é com algum receio que digo isto) madura, científica e até, importante. A grande dúvida foi: pessoa ou indivíduo? Pelos vistos e, segundo a CIPE® (versão β2) é indivíduo. Permitam-me que discorde. A CIPE® transmite uma visão muito reducionista da pessoa, sendo quase uma derivação do modelo biomédico, tão condenado pela nossa escola e prática de enfermagem. Mais!!! A Betty Neuman no seu modelo utiliza a denominação de “Pessoa”. Se o trabalho tem por base conceptual quer Neuman, quer a CIPE e se o pensamento reflexivo é tão aclamado e bajulado na nossa comunidade escolar, porque não optar pela designação mais holística do ser humano (pessoa)? Sem desprimor para a CIPE, que eventualmente há-de ter o seu valor.
Ao fim do dia, e como estudantes aplicadas que somos, enviámos um e-mail ao Excelentíssimo com o trabalho desenvolvido neste dia, para que este possa dar a sua ilustre opinião, tecer as suas considerações e fazer-nos o grande favor de o corrigir por forma a torná-lo um trabalho apresentável e em condições.

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